Comunicar significa transmitir uma mensagem; uma informação. Portanto, a comunicação visual, como o próprio nome indica, nada mais é do que a transmissão de uma mensagem através de elementos visuais. Os desenhos, as fotografias, as cores, as expressões corporais são apenas alguns dos exemplos desta comunicação.

Estamos constantemente expostos às mensagens visuais, transmitidas por diversos meios como por exemplo: televisão, cinema, jornais, revistas, sinais de trânsito, fachadas e veículos de empresas, cartazes, banners e outdoors. Na internet não é diferente, pois temos os anúncios, pop ups, vídeos, fotografias e o próprio conteúdo dos sites e das redes sociais.

No universo corporativo provavelmente o primeiro contato entre você e seu público será através da comunicação visual. Ela é a responsável por transmitir a identidade de uma marca ou negócio e seu posicionamento diante do mercado. Somada, é claro, a outros esforços como a comunicação verbal e as estratégias de marketing.

A chave para o sucesso consiste em criar uma memória e um relacionamento com seu cliente. É essencial que ele identifique seus produtos e serviços com facilidade, em qualquer lugar ou situação e de forma intuitiva; sem necessitar de pensamentos elaborados.

Uma comunicação visual empresarial agradável e criativa pode ser também um ótimo diferencial do seu negócio frente à concorrência, demostrando interesse e engajamento com o público. Com toda certeza os clientes vão valorizar uma comunicação visual cuidadosa e um design diferenciado.   

Conheça quatro benefícios de uma comunicação visual bem trabalhada:

  1. Criar identidade e reconhecimento em diversos lugares e situações;
  2. Gerar credibilidade e autoridade, fortalecendo a marca;
  3. Destacar seu negócio quando comparado aos concorrentes;
  4. Auxiliar na identificação e na segmentação do público de forma eficiente.  

Em contrapartida, a falta de preocupação com a comunicação visual e com a apresentação profissional do seu negócio são erros que podem protelar o seu sucesso.

O início das atividades de um negócio é o momento ideal para construir e planejar a comunicação visual. Porém se seu negócio já existe há algum tempo e somente agora será possível desenvolver este trabalho saiba que sempre é possível aprimorar. Algumas reestruturações realizadas por profissionais especializados irão corrigir possíveis problemas.  

Portanto, o grande erro é não dar a devida importância para a comunicação visual e, assim, fechar as portas para muitas oportunidades. Este descaso pode até criar uma falsa impressão de amadorismo ou despreparo do seu negócio diante do mercado.

Se você deseja realizar este importante investimento para seu negócio ou se precisa saber mais informações sobre o tema, entre em contato com a Multifaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *