XILOGRAVURA | LITOGRAVURA | GRAVURA EM METAL

Era através dessas técnicas que cópias de grandes quadros viajavam pela Europa e influenciavam artistas.

XILOGRAVURA

Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

Xilon significa madeira e grafo é gravar ou escrever;

Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

As técnicas de impressão ajudaram a democratizar a arte na época do Renascimento.

Além de ampliar o acesso às obras de arte famosas, o preço mais baixo (do que o de uma tela, por exemplo) permitia que mais pessoas pudessem adquirir obras de arte.

A Xilogravura é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel. É preciso “recortar” da matriz de madeira as áreas que não se quer imprimir. O tal recorte é feito com instrumentos cortantes como o buril e o cinzel, por exemplo.

A imagem feita em xilogravura fica em negativo e espelhada. Ou seja, as linhas recortadas da madeira não serão impressas e a imagem ficará invertida.

LITOGRAVURA (ou Litografia)

Litografia é um termo de origem grega, formada por: Lithos (pedra) e Graphein (escrever);

A litografia foi inventada pelo checo Aloysius Senefelder (1771-1834)

Senefelder descreveu a sua descoberta no “Tratado da Litografia” escrito em 1818, e que, em resumo, consiste no seguinte processo:

– As pedras planas eram desenhadas ou escritas com uma tinta pastosa composta por cera, sabão e negro de fumo, após o que as gravava com uma soluçção nítica.

– O ácido não atacava as partes escritas, que estavam protegidas pelas tinta, mas somente as zonas a descoberto.

– Deste modo obtinha um ligeiro alto relevo, que entintava com uma bala, procurando não sujar as zonas não impressoras, após o que procedia à impressão.

GRAVURA EM METAL

A gravura em metal é o processo de gravura feito numa matriz de metal, geralmente o cobre. Pode também ser feita em alumínio, aço, ferro ou latão amarelo.

A gravação em metal foi ligada ao trabalho de ourivesaria, como obra de entalhe e portanto voltada à ornamentação.

Saiba mais sobre essa técnica, clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *